Quem Disse
Inicio
Temas
Especiais
Populares
Recentes
Calendario
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
A necessidade produz a inclinação, a inclinação gera o desejo, o desejo gera a paixão.
farias brito
facebook
pinterest
twitter
Veja mais frases de farias brito
farias brito
" E por falar em morte, que sombrios problemas, só por si, não encerra esse tremendo fantasma do nada? Para a realidade o que se pode conceber de mais alto é a vida. Mas para a vida o fim necessário é a morte. Como explicar uma coisa em face da outra? Como explicar a morte em face da realidade, quando nesta domina o princípio de que nada se extingue, nada se acaba? É o mistério dos mistérios. A morte é a cessação da consciência, o que significa a cessação de toda a sensação, de todo o afeto, de toda a emoção, de toda a esperança, de todo o conhecimento, de toda a percepção. E não equivale isto a dizer a cessação de toda a realidade? Está aí, bem se compreende, o problema dos problemas. É a questão do ser ou não ser de que cogitava Hamleto. Com a morte desaparece o indivíduo e com o indivíduo desaparece a consciência. É uma negação do particular que, em última análise, se resolve em negação do todo, porque para a consciência que termina, tudo fica reduzido a nada. A isto, poder-se-á, é certo, responder que, embora se extinga a consciência com o indivíduo, todavia não fica com isso diminuída a existência, porque o todo permanece sempre o mesmo, impenetrável em seus arcanos, inesgotável em sua fecundidade, revelando sempre novas energias e desdobrandorse sempre em novas modalidades, agindo incessantemente e incessantemente produzindo novas consciências e novas vidas. Sim. Nisto está uma verdade irrecusável. Mas o que temos de mais forte e de mais poderoso, em nós mesmos, é o sentimento de nossa própria individualidade. E se esta individualidade desaparece com a consciência, fogo-fátuo que se desfaz, luz que brilha um momento e logo se apaga na tempestade do cosmo, neste caso que valor tem para nós a existência? Que valor tem o todo para uma consciência que deve ter como certa a sua total extinção? "
[Ver frase]
farias brito
" Só uma coisa se impõe de modo irresistível: o terror sagrado que a morte nos inspira. Que significa isto? Não estará aí exata-mente o nosso instinto mais profundo, o instinto de permanência do ser, a resistir contra a dissolução, a protestar contra o aniquilamento, mesmo em face da dissolução pela morte? "
[Ver frase]
farias brito
" Uma coisa certa é que, seja qual for o valor das provisões aue se possam fazer, e seja qual for a extensão do poder que venham a conseguir sobre a natureza, de toda forma, a morte terá de arrastá-los um dia, talvez amanhã, talvez no momento mesmo em aue mais se mostram orgulhosos de si mesmos. E então é que se fará patente a ilusão do triunfo que aparentam, impondo-se o reconhecimento desta tremenda verdade: a morte é que é o termo final e a lei definitiva da vida. "
[Ver frase]
farias brito
"A natureza é como um grande estabelecimento. Estabelecimento, bem se vê, de proporções infinitas, oficina onde se trabalha numa obra perpétua, obra que se estende de uma a outra extremidade do mundo, obra para a qual não há limites nem no espaço, nem no tempo. Aí cada coisa tem o seu destino próprio, cada conjunto de fatos exerce uma função determinada. Nada é inútil, e se algumas coisas nos parecem inúteis ou mesmo perniciosas, é porque não sabemos qual o papel que representam, nem temos ideia da sua verdadeira e legítima significação. "
[Ver frase]
farias brito
"A natureza é o grande e interminável problema do espírito humano. Nossa ignorância é como um longo véu que a envolve; e como é quase nada o que sabemos das coisas, daí resulta que tudo se apresenta com o caráter de mistério, sucedendo ainda que, levantada a ponta do véu com as primeiras noções que conseguimos adquirir, tão grande e tão maravilhosamente imponente se mostra a natureza, que parece que o mistério cresce. "
[Ver frase]
farias brito
"Infinita na sua extensão, infinita na sua duração, infinita na sua multiplicidade de aspectos, a natureza segue, entretanto, em todas as direções e em todos os sentidos, uma ordem regular e constante de sucessão, por tal modo que no conjunto da universal existência cada série de fenómenos segue uma ordem determinada, como se obedecesse a leis invariáveis e eternas, e consideradas conjuntamente, todas as séries se prendem na unidade do todo, sem que nada se possa deslocar, nem desviar do seu caminho, como se o todo universal fosse um poema infinito, poema vivo e da mais perfeita harmonia, como se o mundo fosse o desenvolvimento necessário, fatal, de um pensamento perpétuo. "
[Ver frase]
farias brito
"Que a filosofia, como concepção do todo, não se possa tornar positiva, nas condições das ciências particulares, é fato que não se poderá contestar. Mas isso deriva da natureza mesma das coisas, uma vez que se trata aí do conhecimento geral e universal. A filosofia não é, neste sentido, obra feita, mas a se fazer sempre; quer dizer: não é conhecimento feito, organizado, com o que se tornaria ciência, mas sempre conhecimento in fieri, permanecendo com o ca-ráter de filosofia, monumento que a todo instante se renova, atividade em evolução permanente, esfera que indefinidamente se alarga. E cada esforço individual, cada construção particular, por mais forte que se torne aos seus sectários a ilusão de que se trata de obra completa e definitiva, não é senão material, apenas uma pedra para a obra comum da humanidade, obra que é o trabalho dos séculos e da história. "
[Ver frase]
farias brito
"Vê (o homem) & ruína e a morte, onde a natureza emprega os meios necessários e próprios para a reconstrução e renovamento da vida. "
[Ver frase]
farias brito
"A religião, de fato, é a filosofia mesma, considerada em sua função prática. Isto facilmente se compreende, considerando que toda religião é uma comunidade de princípios, uma comunhão de ideias. Diversos indivíduos que se sentem unificados por uma convicção comum, são naturalmente levados a formar uma agremiação, sentindo-se bem, pela formação desse corpo harmónico, na unidade da mesma crença e do mesmo ideal: é o que se chama religião. Quer dizer: a religião é a filosofia mesma passando do mundo das abstrações para o mundo da realidade, do pensamento para a vida; é a filosofia deduzindo as leis da conduta e organizando esponta» neamente e sem coação a sociedade, só pelo acordo das convicções; numa palavra: a religião é a moral organizada. "
[Ver frase]
farias brito
"Não há balança nem metro para verificar o peso ou medida das sensações; e o que não se pode medir, nem pesar, não se pode representar pelo número. "
[Ver frase]
Ver Todas
farias brito
"Tudo se reduz a um só problema: indagar se a natureza, Que é um todo orgânico, tende à realização de um fim, e se este fim pode ser atingido pela inteligência humana. Esse problema, como é fácil de ver, decompõe-se em inumeráveis questões particulares, cada uma das quais deve ser estudada em separado e exige uma solução especial; mas todas elas se prendem e obedecem ao mesmo plano de investigações, como anéis sucessivos de uma só e mesma cadeia. "
[Ver frase]
farias brito
"Uma classe numerosa de graves pensadores, atordoados com o que chamam, eles próprios, a bancarrota da ciência, convencidos também da impotência da filosofia, e não satisfeitos ainda com a interrupção momentânea da dor pelo efeito maravilhoso da contemplação estética, apelam, como único meio de salvação, para a fé, isto é, para a religião revelada. "
[Ver frase]
farias brito
"É a razão por que digo: viver conforme a verdade é viver conforme a razão, isto é, conforme os princípios que a razão estabelece, conforme as nossas concepções. Ora, as nossas concepções podem ser verdadeiras ou falsas. É evidente que não vai bem aquele que procede conforme uma falsa concepção. O bem só pode vir da verdade. E sendo assim, é manifesto que já não pode haver dúvida sobre o critério da conduta. Este se impõe de modo irresistível e não pode deixar de ser o seguinte: o homem deve proceder sempre de conformidade com a verdade. Ser verdadeiro, eis, pois, a regra suprema das ações. "
[Ver frase]
farias brito
"A filosofia é como uma árvore de que resulta como fruto a ciência. "
[Ver frase]
farias brito
"Cada um que define o direito define-o segundo as condições do povo a que pertence e na conformidade da intuição particular da sua época. "
[Ver frase]
farias brito
" Nós, homens, como elementos que somos do mecanismo do mundo, fazemos também parte do pensamento de Deus, e somos, por conseguinte, no mais rigoroso sentido da palavra, ideias divinas. "
[Ver frase]
farias brito
"Para descobrir a alma, o único meio eficaz consiste em interrogar a consciência. Esta é propriamente a energia interna, a existência subjetiva e como tal é o símbolo vivo da existência verdadeira. Procurar fora da consciência a alma é negá-la, e em verdade a alma só pode ser estudada, procurando-se ler no fundo da consciência. "
[Ver frase]
Trend Topics(tags)
adorno
agua
alien
alma
amigo
amizade
amor
ano
anonimo
aristoteles
bom
buda
cabo
casamento
cerveja
cinema
clarice lispector
cola
democracia
deus
dinheiro
dor
dormir
drama
drogas
educacao
energia
esp
espirito
esporte
felicidade
filhos
friedrich nietzsche
gandhi
guerra
hebbel
homem
humanidade
ir
isabel allende
jornalista
liberdade
lula
mae
marques
marques de marica
melhorar
mentira
mesa
morte
mulher
mulheres
mundo
nada
nunca
padre antonio vieira
palavras
papel
pensamento
pizza
politica
politicos
professor
prov
proverbio
proverbio alemao
proverbio portugues
relogio
saco
seguranca
semana
shaw
sociedade
sol
teatro
trabalhar
trabalho
verdade
vida
xuxa