Quem Disse
Inicio
Temas
Especiais
Populares
Recentes
Calendario
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Todas as melhores análises Marxistas são sempre análises de um fracasso.
slavoj zizek
facebook
pinterest
twitter
Veja mais frases de slavoj zizek
slavoj zizek
"Há dois tipos de cinismo: o cinismo amargo dos oprimidos que desmascara a hipocrisia dos que estão no poder, e o cinismo dos próprios opressores que violam abertamente os seus próprios proclamados princípios."
[Ver frase]
slavoj zizek
"O Espírito Santo é o partido comunista primordial"
[Ver frase]
slavoj zizek
"Há musica tocando mas não para que você desfrute."
[Ver frase]
slavoj zizek
"Eu não acho que a filosofia possa mais realizar nenhum dos seus papéis tradicionais, como estabelecer os fundamentos da ciência, construir uma ontologia geral e daí por diante. Em vez disso, a filosofia deveria simplesmente preencher sua tarefa de questionamento transcendental. E esse papel é mais necessário que nunca hoje. Por que? Porque, pra colocar em termos suavemente patéticos, hoje vivemos num tempo extremamente interessante onde uma das consequências principais dos desenvolvimentos da biogenética, clonagem, inteligência artificial e essas coisas é que pela primeira vez talvez na história da humanidade nós temos uma situação em que o que eram problemas filosóficos agora são problemas que são de todo mundo, que são discutidos amplamente em público. As intervenções biogenéticas, por exemplo, confrontam diretamente nossas questões relacionadas ao livre arbítrio, à idéia da natureza e do ser natural, da identidade pessoal, para citar algumas. Nosso tempo é um em que estamos sendo confrontados cada vez mais com problemas que são em última análise filosóficos por natureza."
[Ver frase]
slavoj zizek
"Sim, e na era da filosofia no sentido, novamente, que somos confrontados mais e mais com os problemas filosóficos de nível cotidiano, diário. Não acontece de você se ausentar da vida diário para um mundo de contemplação filosófica. Ao contrário, você não consegue encontrar uma maneira de desviar da vida diária sem responder certas questões filosóficas. É uma época única onde todo mundo é, de uma maneira, forçado a ser uma espécie de filósofo”."
[Ver frase]
slavoj zizek
"É precisamente no terreno da ecologia que podemos delinear a demarcação entre a política da emancipação e a política do medo na sua forma mais pura. De longe, a versão predominante da ecologia é a da ecologia do medo – medo da catástrofe, humana ou natural, que pode perturbar profundamente ou mesmo destruir a civilização humana. Essa ecologia do medo tem todas as oportunidades de se converter na forma ideológica predominante do capitalismo global, um novo ópio das massas que sucede o da religião. Assume a função fundamental da religião, aquela de impor uma autoridade inquestionável que estabelece todo limite. Apesar de os ecologistas exigirem permanentemente que mudemos radicalmente nossa forma de vida, é precisamente isso que subjaz a essa exigência no seu oposto, isto é, uma profunda desconfiança em relação à mudança, em relação ao desenvolvimento, em relação ao progresso: cada transformação radical pode conter a consequência inestimada de detonar uma catástrofe. É exatamente essa desconfiança que converte a ecologia em um candidato ideal para tomar o lugar de uma ideologia hegemônica, pois faz eco da desconfiança em relação aos grandes atos coletivos."
[Ver frase]
slavoj zizek
"A “natureza” como condição de domínio, de reprodução balanceada, de implantação orgânica dentro da qual intervém a humanidade com a sua desmedida, destruindo brutalmente sua moção circular, não é outra coisa que a fantasia do ser humano; a natureza já é de fato uma “segunda natureza”, seu equilíbrio é sempre secundário, trata-se de uma tentativa de negociar um “hábito” que restauraria alguma ordem depois das intervenções catastróficas. A lição que devemos colher é a de que, se não podemos estar seguros de qual será o resultado final das intervenções humanas na biosfera, uma coisa é certa: se a humanidade detivesse abruptamente sua imensa atividade industrial e deixasse que a natureza tomasse seu curso equilibrado, o resultado seria uma ruptura total, uma catástrofe inimaginável. A “natureza” na Terra está tão adaptada às intervenções humanas, a “contaminação” humana está a tal ponto incluída no frágil e instável equilíbrio da reprodução “natural”, que a interrupção intempestiva da ação humana causaria um desequilíbrio catastrófico. É isso precisamente que demonstra que a humanidade não tem como retroceder: não só não há um “grande Outro” (uma ordem simbólica autocontida que seja a última garantia do significado), assim como também não existe uma natureza que contenha uma ordem equilibrada ou de autoprodução e cujo equilíbrio tenha sido perturbado e descarrilado pela intervenção humana desbalanceada. Não só o grande Outro tem sido “gradeado”, a natureza também."
[Ver frase]
Trend Topics(tags)
adorno
agua
alien
alma
amigo
amizade
amor
ano
anonimo
aristoteles
bom
buda
cabo
casamento
cerveja
cinema
clarice lispector
cola
democracia
deus
dinheiro
dor
dormir
drama
drogas
educacao
energia
esp
espirito
esporte
felicidade
filhos
friedrich nietzsche
gandhi
guerra
hebbel
homem
humanidade
ir
isabel allende
jornalista
liberdade
lula
mae
marques
marques de marica
melhorar
mentira
mesa
morte
mulher
mulheres
mundo
nada
nunca
padre antonio vieira
palavras
papel
pensamento
pizza
politica
politicos
professor
prov
proverbio
proverbio alemao
proverbio portugues
relogio
saco
seguranca
semana
shaw
sociedade
sol
teatro
trabalhar
trabalho
verdade
vida
xuxa